Afinal, usar sutiã apresenta algum benefício? Por que usamos ele?
O sutiã não era uma prática comum na vida de nossas antepassadas. Somente as mulheres do oriente médio usavam um suporte para a sustentação dos seios e, como o material usado não era apropriado para este tipo de função, o uso deste suporte era dolorido e desconfortável.

Alguns estilistas passaram a observar essa prática adotada e começaram a criar peças que seriam mais confortáveis, visando também a estética e a feminilidade. A partir disso, surgiram os espartilhos, que além de sustentarem os seios, passaram a compor os looks e destacar as “curvas” das mulheres.
Somente em 1914 o sutiã foi de fato reconhecido. Uma jovem chamada Mary Polly Jacob precisava ir a uma festa utilizando um vestido e não tinha peça para sustentar seus seios, a partir daí, ela pegou uns pedaços de fita e dois lençóis e criou uma peça mais leve e confortável.
Mary patenteou a criação, mas não obteve êxito. Assim, ela vendeu sua “invenção” para uma empresa chamada Warner Brós, que começou a faturar milhões com o produto.
Diante disso, o sutiã passou a ser popularmente usado e com o passar dos anos, foi sendo aprimorado em relação aos tecidos, obtendo mais elasticidade e resistência.
Na década de 60, o sutiã foi o símbolo do movimento feminista usado para representar a superação do patriarcado. As mulheres queimaram os sutiãs em um ato de protesto contra um dito concurso de beleza.
Atualmente, existem sutiãs de diversos formatos e modelos, variando tecidos e texturas. Porém, é importante que a mulher reconheça o formato de seu seio, para que faça a escolha certa da peça, pois, caso use algum modelo inadequado, poderá resultar na queda dos seios, causando flacidez.
Há um debate sobre o uso cotidiano dos sutiãs, onde as pautas apresentam temas que discorrem sobre a inibição dos sutiãs, afirmando que faz mal à saúde da mulher.
Mas afinal, por que usar sutiã?
Os sutiãs são peças funcionais que ajudam em diversas composições de looks e valorizam o busto da mulher. Além disso, o sutiã auxilia na melhora da postura e alivia as dores no pescoço, principalmente para as mulheres que possuem seios grandes; sustenta os seios durante a prática de exercícios físicos, aliviando as dores causadas pelo impacto dos movimentos.
A partir desses fatores, entendemos que usar sutiã possui benefícios consideráveis, mas é preciso ficar atento na escolha dos modelos para que não seja prejudicial ao tecido.
Atenção: É de suma importância que os sutiãs sejam lavados semanalmente para que evitar infecções nas glândulas mamárias. Caso a mulher durma com o sutiã, o recomendado é optar por modelos mais confortáveis, principalmente sem o bojo e sem aro.
Usar sutiã pode causar o efeito de bem-estar, ajudando a aumentar a autoestima e a autoconfiança. Por isso, escolha o modelo que se adapta ao seu corpo e que seja de seu estilo, para que além de se sentir bem, você se sinta linda.
Conheça as nossos sutiãs em nossa loja e garanta já o seu, estamos aqui para te ajudar nessa escolha.
Gostou do texto? Deixe seu comentário.
Veja mais:
1 comentário em “Por que Devo Usar Sutiã?”